Madre de Deus é um dos primeiros municípios da Bahia a iniciar a REURB

Na última semana, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Sedumam), instalou a comissão responsável pelo Morar Legal – Programa de Regularização Fundiária, em convênio com a Corregedoria do Tribunal de Justiça.

Um projeto de suma importância para a comunidade, que tem a finalidade regularizar e ofertar escritura para todos os madredeusenses que estão com o imóvel em situação irregular.

De acordo com a Lei n° 13.465, de 2017, a REURB é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.

O prefeito Dailton Filho, participou de todos os processos e disse estar muito feliz por poder ajudar 100% da população a regularizar seu imóvel, trazendo dignidade às famílias.

Com a regularização, a Cidade da Gente dará um passo importante para a requalificação urbana municipal, além de trazer segurança fundiária para o povo.

Uma série de audiências públicas, com participação da comunidade, em conjunto com as discussões do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), serão realizadas, botando em prática a gestão participativa, explicando todos os passos para cadastro, cronograma, preparação e informações tão importantes para o crescimento da cidade.

A Prefeitura já assinou um convênio de cooperação técnica e publicou o decreto que regulamenta a aplicação da REURB no município, além da portaria listando os membros da comissão do programa.

Todos os processos, desde a assinatura do termo até a realização dos cadastros e finalização com a entrega das escrituras, serão supervisionadas pelo Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça da Bahia, garantindo segurança jurídica e lisura a todo o processo.

No geral, toda a movimentação é em prol do crescimento urbano regulamentado, evitando e controlando a ocupação desordenada, dando dignidade e assegurando direitos sociais para 100% da população.

por Ascom° Madre de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *