Plantio de mangue abre Semana do Meio Ambiente em Lauro de Freitas

Estudantes da rede municipal participaram da ação às margens do Rio Joanes e ajudaram no plantio de mudas para a preservação do ecossistema local /Foto: Tiago Pacheco

 

A Prefeitura de Lauro de Freitas abriu, nesta segunda-feira, 1, a programação da Semana do Meio Ambiente com uma ação de plantio de mangue na região da Praia de Buraquinho, às margens do Rio Joanes. A atividade, realizada por meio do Projeto Arboriza Lauro – Raízes da Maré, reuniu alunos da rede municipal em uma iniciativa voltada à conscientização ambiental e à recuperação do ecossistema costeiro.

 

 

Promovida pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e Educação (SEMED), a ação contou com o apoio da Barraca Brizza, do projeto Essa Praia é Minha, da Colônia de Pescadores Z-57, da Fundação Vovó do Mangue e do Coletivo Rede Biomangue. Durante a atividade, os estudantes realizaram o plantio de diversas espécies de mangue, contribuindo para a preservação de uma área considerada fundamental para a biodiversidade local.

 

 

O secretário da SEMMA, Brígido Neto, destacou a importância dos manguezais para o equilíbrio ambiental e para a conscientização das novas gerações. “Hoje iniciamos um plantio na Praia de Buraquinho para conscientizar a população sobre a importância dos manguezais, que são berçários da vida marinha e potentes filtros de dióxido de carbono (CO₂). É gratificante ver jovens aprendendo, desde cedo, a cuidar do meio ambiente e levando esse conhecimento para o futuro”, afirmou o gestor.

 

 

Além de promover a recuperação ambiental, a atividade também teve caráter educativo. Para o professor Antônio Claudio Nogueira, a experiência prática contribui para aproximar os estudantes da realidade ambiental do município. “Estamos dando o pontapé inicial ao projeto piloto de plantio de mangue às margens do Rio Joanes. É uma aula diferenciada onde os alunos botam a mão na massa, conectando-se diretamente com esse berçário natural. Essa vivência prática ficará na memória deles para o resto da vida, fortalecendo a consciência ambiental em suas famílias”, disse.

 

 

Representante da Fundação Vovó do Mangue, Carlos Antônio Santos de Oliveira ressaltou o papel dos manguezais para a vida marinha, para os pescadores e para o combate às mudanças climáticas. “O manguezal é berçário da vida marinha, sustento de pescadores, abrigo de aves e um gigante no sequestro de carbono azul, essencial para o equilíbrio climático. Cada folha que cai alimenta a biodiversidade desse ecossistema vital para o planeta. Na Semana do Meio Ambiente, nossa contribuição é um chamado para cuidarmos da nossa casa”, finalizou.

 

 

Entre os participantes da ação, o estudante Murilo Pietro, de 13 anos, da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, destacou o aprendizado adquirido durante a atividade.“O manguezal é o berçário essencial para a fauna e o sustento das famílias de pescadores. Essa atividade nos ensina a proteger o meio ambiente hoje para garantirmos a vida e o futuro de todos”.

 

 

A ação marca o início da programação da Semana do Meio Ambiente em Lauro de Freitas, que contará com outras atividades ao longo do mês de junho em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

 

Veja mais fotos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *