A Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), estará retomando, no dia 5 de julho, as palestras nas escolas municipais da zona rural sobre a importância da produção no campo.
A última, ocorrida em maio, teve como tema a Gripe Aviária. O debate foi ministrado pelo médico veterinário da ADAB, Evandro Moraes Silva, e pelo coordenador da Educação no Campo, Joseney Leite Conceição.
Na ocasião, Joseney Leite informou sobre as perspectivas para potencializar a produção e a valorização dos sujeitos do campo, com foco na geração de renda e qualificação. Já Evandro Moraes Silva explicou o que é a gripe aviária, os sintomas, as precauções e as medidas a serem tomadas, pois, segundo o veterinário, “a gripe pode causar morte súbita nos frangos, trazendo grandes prejuízos para os criatórios, além de provocar problemas econômicos e sociais”, disse.
O médico orientou que em caso de mortalidade de aves é necessário informar imediatamente a ADAB. “Dessa forma, podemos garantir uma produção de alimentos saudáveis e de qualidade ao consumidor, tendo em vista que o Brasil é um dos maiores exportadores de frangos do mundo. Mais de 40 países consumem frangos brasileiros, uma média de 46 milhões de toneladas por mês, principalmente para China e os Emirados Árabes”, informou.
“A Bahia é a maior produtora de frangos do nordeste e os aviários de Cachoeira fornecem frangos que vão para diversos países, pois é a segunda maior produtora da Bahia. Até o momento, a gripe só foi vista no estado em aves silvestres, e como pode ser espalhada em todo tipo de ave, a ADAB vem tomando diversas precauções para evitar que chegue até os criatórios de frangos, pois é preciso investir na saúde do animal para proteger a saúde do ser humano”, concluiu Evandro Moraes.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta