Prefeitura de Cachoeira realiza ações em alusão aos dias Nacional da África e do Brincar nas escolas municipais

Em comemoração ao Dia Nacional da África, celebrado no dia 25 de maio, e o Dia Nacional do Brincar, comemorado em 28 de maio, a Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Educação, realizou, na última sexta-feira (26),  brincadeiras africanas nas escolas do município, reconhecendo a importância das datas.

De forma lúdica e divertida, foi tratada a importância de ações e atitudes antirracistas para uma convivência saudável e respeitosa.

“Momentos felizes são fundamentais para o desenvolvimento psicológico Infantojuvenil, determinante para formação da personalidade do adulto do futuro. Os medos, os traumas, os receios e incertezas, podem bloquear a capacidade de aprendizado e o desenvolvimento no raciocínio das crianças e adolescentes, as impedindo de agir com segurança, confiança e autonomia. Quando tratados com atenção, amor e compreensão, as possibilidades dos estudantes terem um futuro promissor e bem-sucedido são muito maiores”, explica a psicopedagoga Lindinalva de Oliveira Santos.

A prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos), afirma que “uma boa educação se constrói com dedicação e compromisso. E o bem-estar de cada estudante é fundamental para potencializar o seu aprendizado. A nossa gestão prioriza que o lugar das crianças é na escola, e elas precisam brincar. Além disso, nossas crianças aprendem desde cedo sobre o combate ao racismo e como ser contra isso numa sociedade em que o racismo é estrutural”, disse.

Plano Antirracista

A Prefeitura de Cachoeira sancionou, em 2022, o Plano Municipal de Educação Antirracista. O pioneiro projeto foi aprovado pela Câmara local, e elaborado por Eliana Gonzaga, em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, sob o comando do secretário Roberto Franco.

O Plano Municipal de Educação Antirracista foi inspirado na Lei Federal nº 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e incluiu nos currículos das redes de ensino, de forma transversal, a obrigatoriedade da presença da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O município promove ações de enfrentamento ao racismo e de promoção da equidade racial, por meio de projetos, lives, concursos literários e formações, que alcança a comunidade escolar em diferentes segmentos de ensino infantil e fundamental, e modalidades Quilombolas e do campo, EJA e Educação Especial.

O Projeto recebeu o Prêmio Espírito Público 2022, na categoria: Votação Popular – Promoção da diversidade.

O Prêmio Espírito Público valoriza profissionais dedicados à promoção de serviços públicos de qualidade no país. O prêmio é promovido e apoiado, dentre outros, pela Fundação Lemann, República.org, Instituto Humanize, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Columbia Golbal Centers e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *