Prefeitura de São Francisco do Conde realiza a III Edição dos Jogos Escolares com escolas das redes pública e privada
III Edição dos Jogos Escolares de São Francisco do Conde promoveu integração social entre alunos das redes pública e privada de ensino. Entre os dias 24 a 27 de novembro, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Educação (SEDUC) e Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), realizou a III Edição dos Jogos Escolares Municipais na quadra da Escola Arlete Magalhães. Participaram do evento, alunos com matrícula ativa e frequência escolar, dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental municipal e privado, e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), divididos entre as categorias feminina e masculina de futsal, handebol, karatê e atletismo. Para a organização, a III Edição do Jogos Escolares, ultrapassa a linha do lazer e ganha dimensões pedagógicas.
Entre a última quinta-feira (24) e domingo (27), foi realizada a III Edição dos Jogos Escolares de São Francisco do Conde afim de ampliar e sistematizar os conhecimentos dos estudantes sobre os esportes para além dos aspectos técnicos e táticos. Segundo a gestão municipal, além de oportunizar aos estudantes a prática de diversas modalidades esportivas, a realização dos Jogos Escolares também visa proporcionar uma grande interação entre alunos de todas as escolas do município e despertar a cultura do espírito esportivo e competitividade sadia como uma forma de valorizar o adversário como peça importante do jogo. Outro ponto destacado pela gestão é a importância do esporte nas escolas como ferramenta contínua para formação da cidadania.
A abertura da III Edição dos Jogos Escolares, no dia 24, irradiou glamour e elegância com o Desfile Garoto e Garota Esporte, dirigido pelo professor de Artes, Antônio Carlos de Jesus (Kauê). Os estudantes desfilaram com peças feitas de materiais recicláveis, como jornal, sacolas plásticas, sementes de plantas, garrafa pet, tampas de garrafas dentre outros. Além de uma segunda categoria onde os representantes de cada escola desfilaram com o uniforme característico de diferentes modalidades esportivas e fizeram suas apresentações.
O professor Juraci Vasconcelos de Santana, um dos membros organizadores da comissão dos jogos, relembrou pessoas que fizeram história no esporte em São Francisco do Conde e destacou a sua importância para o município. “Na década de 80 houve a Olimpíada Estudantil do Recôncavo e, em 2001, tivemos o time de futsal como campeão baiano, o que é mérito até hoje na nossa cidade, e queremos dar continuidade a esse trabalho. Neste ano, temos uma estrutura com poucas modalidades, mas no ano que vem pretendemos ter mais modalidades, como o futebol de campo, vôlei e basquete. Agradeço a gestão municipal que sempre deu apoio ao esporte em São Francisco do Conde.” comenta.
Para a organização do evento, mais do que uma simples atividade de descontração e lazer, a prática de esporte é considerada um instrumento pedagógico tão importante quanto outras áreas do conhecimento. Ainda segundo a organização, o esporte é capaz de contribuir de forma significativa na formação social e intelectual dos estudantes, pois possibilitam experiências práticas que exercitam as habilidades de se trabalhar em grupo e as habilidades individuais.
Parabéns, aos envolvidos!
Torço muito que o esporte de São Francisco do Conde volte aos seus melhores momentos de muitas vitórias e glórias.
Essa cidade que sempre respirou esportes e sempre foi vencedora em varias modalidades e que influenciou tantas, e tantas cidades Bahia a fora.