Professores e gestores de Lauro de Freitas-BA debatem sobre educação integral

Professores, servidores e gestores de Lauro de Freitas-BA estiveram reunidos com a professora e doutora, Jaqueline Moll, para discutir sobre “Educação Integral como eixo fundamental para a Educação Pública no Brasil”.  Em formato de seminário, realizado no Cine Teatro, no Centro da cidade, os envolvidos discutiram sobre o tema que, além de ser bastante atual, é visto também como uma forte possibilidade para melhorar os índices educacionais do país.   

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o evento teve início a partir da fala da própria secretária da pasta, Vânia Galvão, que enfatizou a importância de manter esses diálogos no município, ampliando a qualidade das aulas e demais processos de aprendizagem. “É com muita alegria que recebemos Jaqueline Moll em nossa cidade. Ela que tem uma vasta experiência e é uma das principais referências da Educação Integral no Brasil.

Foto/ Raphael Muller

Estamos aqui para ouvir suas colocações. Tenho certeza que teremos um momento importante, de troca de experiências, potencializando a importância da educação integral para inclusão social e garantia de um futuro melhor dos nossos jovens”, disse. 

Após a abertura das atividades, Jaqueline Moll abriu a sua palestra e, na oportunidade, pontuou sobre o papel da educação integral nas escolas; a recuperação da dignidade humana por meio desse processo; a reestruturação do formado educacional; entre outros assuntos. “Só através de diálogo a gente avança. É preciso construirmos consciências. É preciso reconhecer nossas histórias. Para poder chegar no futuro é preciso reconciliar com o passado. É preciso ter uma reestruturação no formato educacional. A escola é a porta de entrada. Temos que dar a esses meninos das classes populares boas oportunidades para se colocarem no mundo. Temos que construir o sentido de igualdade social”, comentou. 

Alda Ester Miranda, gestora da Escola Vila Nova de Portão, em Lauro de Freitas, finalizou enfatizando bem sobre o entendimento de educação em tempo integral. “As pessoas confundem muito escola integral com escola de tempo integral. Na nossa unidade, por exemplo, o aluno tem direito a cinco refeições, jogos interativos, aulas de inglês, libras, iniciação ao esporte, música, teatro, educação física, etc. É muito mais do que uma extensão de horários. A escola integral é aquela que integra o social em todas as instâncias”, finalizou.

 

 

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