Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência comemora formatura de turmas em Porto Seguro

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família e tem por objetivo a capacitação de jovens estudantes no sentido de viver de maneira saudável, sem drogas e sem violência. O programa foi criado em 1992, no Rio de Janeiro, inspirado num modelo que teve origem nos EUA, em 1983, e que é desenvolvido atualmente em 58 países.
O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários/as, capacitados/as pedagogicamente, em parceria com mães, pais, professores/as e estudantes. Em Porto Seguro, sob a coordenação da Capitã PM Juliana Costa, vem produzindo resultados exitosos, junto às comunidades de diversos bairros, distritos e povoados. Atualmente, estão sendo atendidas pelo programa cerca de 150 crianças, matriculadas nas escolas públicas municipais: Criança Esperança, Jardim do Éden e Paulo Freire.
Para comemorar a formatura de turmas do Proerd, foi promovida solenidade no auditório do SESC, dia 06/07, com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (SEDUC), Prefeitura Municipal, Polícia Militar e das diretoras das escolas que participam do Proerd: Marineide Reis (Criança Esperança), Edmilce dos Santos Neves (Jardim do Éden) e Aglione da Silva Rodrigues (Paulo Freire). O evento foi conduzido pelo soldado Cleber Seara, que presidiu o juramento dos/as alunos/as, e animado por uma pessoa caracterizada como um leão.
O Supervisor Pedagógico da SEDUC, Epaminondas Castro, elogiou o programa, valorizando a experiência que ele propicia ao alunado. “O exercício de formar e promover cidadãos está além da perspectiva de punição. A prevenção também tem uma materialidade e requer investimento na educação”, salientando que todos os tipos de preconceito devem ser identificados em sala de aula e devidamente enfrentados.
A Superintendente de Ensino e Apoio Pedagógico, Erika Magnavita, também enalteceu o programa, que vem impactando positivamente a comunidade discente. “Conheço o Proerd e é sucesso há muitos anos. Seria bom se todas as nossas 105 escolas pudessem ser contempladas. Os alunos e alunas das escolas envolvidas serão multiplicadores/as”.
O Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade, Tenente-Coronel Valter Serpa, destacou a sua formação como policial militar e voltada para a Educação, enfatizando que os resultados gerados pelo programa são uma importante ferramenta de transformação social. “O que fazemos hoje contribui para um futuro melhor. Os/as professores/as são imensamente responsáveis pelo sucesso e pelo futuro dessas crianças. É mais um passo no caminho do desenvolvimento pessoal de todos/as”.
O comandante do 8º BPM, Tenente-Coronel Alexandre Costa de Souza, destacou a importância da Educação para a cidadania. “A PM faz o policiamento preventivo fardado e estamos fazendo isso com esse trabalho de prevenção às drogas e à violência. Temos vários projetos de combate à violência, mas este é um dos principais. Vocês (disse, dirigindo-se aos/às alunos/as) terão ofertas para experimentar drogas ao longo de suas vidas, mas vocês aprenderam a dizer não”.
Após os pronunciamentos, foram homenageados/as seis estudantes, que também foram presenteados/as pela Prefeitura com uma bicicleta cada.

Foto: divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *