Projeto ambiental leva conscientização e hortas escolares para rede municipal de Simões Filho

 

 

A Prefeitura de Simões Filho, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, está ampliando as ações de educação ambiental nas escolas da rede municipal com o projeto “Pequenas Escolhas, Um Futuro Melhor”. A iniciativa foi iniciada na Escola Municipal Cristo Rei e tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação ambiental por meio de atividades práticas e educativas.

 

 

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sirlaine Dias, o plano de ação pretende alcançar o maior número possível das 82 unidades de ensino do município. Entre as atividades previstas estão palestras, rodas de conversa e a implantação de hortas escolares, buscando promover o aprendizado ambiental de forma integrada ao cotidiano dos alunos.

 

 

Para a professora do Ensino Fundamental I Luciene Rodrigues Ribeiro, a conscientização ambiental deve começar desde cedo. Segundo ela, é importante que os estudantes compreendam que recursos essenciais para a vida, como água e alimentos, dependem diretamente da preservação do meio ambiente. “É preciso cuidarmos da terra, do ar e da água no nosso dia a dia”, destacou.

 

 

A implantação das hortas escolares é um dos principais eixos do projeto. A gestora escolar Luiza Lima ressaltou que os espaços vão além do cultivo de alimentos e se tornam ambientes de aprendizagem, incentivo à alimentação saudável e desenvolvimento do senso de responsabilidade. Para ela, a iniciativa permite que os alunos vivenciem, na prática, a importância do uso consciente dos recursos naturais.

 

 

 

Durante uma das atividades, o geólogo Rafael Duarte ministrou uma palestra sobre o tempo de decomposição de diferentes resíduos e os impactos causados pelo descarte inadequado. O especialista também incentivou a reutilização de materiais e reforçou a necessidade de realizar o descarte correto dos resíduos.

 

 

 

A secretária municipal de Educação, Heliene Mota, destacou o papel dos estudantes na preservação ambiental. Segundo ela, o projeto busca estimular diferentes habilidades e incentivar os jovens a atuarem como agentes de transformação em suas comunidades. “cada educando é o guardião do planeta, cada um com seu cuidado manterão o ambiente. Eles terão as suas diferentes habilidades estimuladas através do projeto, para manterem o planeta habitável”

 

 

Ao final da ação, a Escola Municipal Cristo Rei nomeou oito estudantes como “guardiões do meio ambiente”. Os alunos terão a missão de incentivar os colegas a adotar práticas sustentáveis e contribuir para a conservação dos espaços escolares. A iniciativa fortalece a proposta do projeto de mostrar que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações para o futuro do planeta.

 

Veja mais fotos

Crédito – Divulgação/Secretaria Municipal de Educação de Simões Filho

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *