Projeto Letramento Digital traz reforço multidisciplinar para Rede Municipal de Alagoinhas

Com a finalidade de realizar o reforço de português e matemática de uma forma didática e lúdica, utilizando as ferramentas do computador, o projeto Letramento Digital tem sido mais uma ação multidisciplinar utilizada pela Secretaria de Educação de Alagoinhas.
Iniciado em maio de 2023, e já executado em 14 escolas da Rede Municipal, o Projeto Letramento Digital surte a partir da necessidade de criar novos mecanismos de inserir os estudantes do Fundamental I ao mundo das tecnologias, assim com também de ser forma de reforçar a aplicação pedagógica das matérias de português e matemática aos mesmos.
O projeto consiste em o estudante iniciar nas técnicas de informática, partindo para modo criativo e divertido e aproveitando o reforço para dar continuidade as atividades em sala de aula como: o momento do texto, interpretação utilizando o recurso do computador para desenvolver a atividade.
Segundo uma das idealizadoras, Jamille Cerqueira, esse projeto vem para incluir digitalmente os estudantes. “Pensamos em um projeto que pudesse utilizar os nossos laboratórios. Trouxe a ideia para um colega de trabalho e contratei uma coordenadora pedagógica. Montamos uma equipe muito boa. Ele tem como objetivo trazer, de forma lúdica, os ensinamentos de português e matemática com questões que se assemelham com o dia a dia e com formato de jogos, tudo no computador. Os estudantes são incentivados a digitar, usar o mouse, aprender o funcionamento de um computador. Toda a experiência do projeto é de grande ganho para todos eles”, explicou.
Para o secretário de Educação, Gustavo Carmo, o projeto é mais uma estratégia de ensino para a Rede Pública de Alagoinhas. “O Letramento Digital vem como um atrativo a mais no sentido de desenvolver o aprendizado dos nossos estudantes, nesse caso com relação às tecnologias, português e matemática. Ele é uma estratégia para desenvolver as capacidades e habilidades da criança para que possam ter um melhor raciocínio lógico e assim melhorar o aproveitamento”, afirmou.
Seguindo na linha de impulsionamento ao universo da tecnologia, na rede municipal também já existe Wi-fi em 100% das escolas, laboratórios de tecnologia, Girotecas, Playtabes, o projeto Era Digital, assim como mecanismos de segurança como o leitor facial.
Com a finalidade de realizar o reforço de português e matemática de uma forma didática e lúdica, utilizando as ferramentas do computador, o projeto Letramento Digital tem sido mais uma ação multidisciplinar utilizada pela Secretaria de Educação de Alagoinhas.
Iniciado em maio de 2023, e já executado em 14 escolas da Rede Municipal, o Projeto Letramento Digital surte a partir da necessidade de criar novos mecanismos de inserir os estudantes do Fundamental I ao mundo das tecnologias, assim com também de ser forma de reforçar a aplicação pedagógica das matérias de português e matemática aos mesmos.
O projeto consiste em o estudante iniciar nas técnicas de informática, partindo para modo criativo e divertido e aproveitando o reforço para dar continuidade as atividades em sala de aula como: o momento do texto, interpretação utilizando o recurso do computador para desenvolver a atividade.
Segundo uma das idealizadoras, Jamille Cerqueira, esse projeto vem para incluir digitalmente os estudantes. “Pensamos em um projeto que pudesse utilizar os nossos laboratórios. Trouxe a ideia para um colega de trabalho e contratei uma coordenadora pedagógica. Montamos uma equipe muito boa. Ele tem como objetivo trazer, de forma lúdica, os ensinamentos de português e matemática com questões que se assemelham com o dia a dia e com formato de jogos, tudo no computador. Os estudantes são incentivados a digitar, usar o mouse, aprender o funcionamento de um computador. Toda a experiência do projeto é de grande ganho para todos eles”, explicou.
Para o secretário de Educação, Gustavo Carmo, o projeto é mais uma estratégia de ensino para a Rede Pública de Alagoinhas. “O Letramento Digital vem como um atrativo a mais no sentido de desenvolver o aprendizado dos nossos estudantes, nesse caso com relação às tecnologias, português e matemática. Ele é uma estratégia para desenvolver as capacidades e habilidades da criança para que possam ter um melhor raciocínio lógico e assim melhorar o aproveitamento”, afirmou.
Seguindo na linha de impulsionamento ao universo da tecnologia, na rede municipal também já existe Wi-fi em 100% das escolas, laboratórios de tecnologia, Girotecas, Playtabes, o projeto Era Digital, assim como mecanismos de segurança como o leitor facial.
Imagem: Divulgação.

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