Secretaria de Educação de Itaberaba e jornal A Tarde realizam formação para professores da rede municipal

Professores da rede municipal participaram, essa semana, nos dias 2 e 3 de agosto, do curso que tem como tema a Educomunicação, um método que consiste em incluir jornais, revistas, e outros gêneros comunicacionais no ensino em sala de aula. O curso, que aconteceu no Centro de Atendimento à Educação Básica e Formação Continuada (Cenacon) é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria de Educação e o Grupo A Tarde.

As oficinas foram ministradas pela pedagoga Márcia Firmino, que desde 2016 coordena o Programa A Tarde Educação, um projeto que desde 1996 divulga ações de políticas públicas voltadas para a Educação. O projeto também realiza estudos sobre o tema e desenvolve metodologias dinâmicas, tendo como principais ferramentas jornais, revistas e outras fontes noticiosas.

“A proposta de cada oficina é promover a interação da Educação com a mídia e integrar as práticas comunicativas da Educação através das mídias. Orientar o professor para que ele utilize essas ferramentas e transmita aos alunos de maneira eficiente. Não é só colocar o jornal na mão do aluno, tem que estimular e orientar a leitura. Nós professores temos a responsabilidade de ajudar o aluno a desenvolver uma leitura crítica da notícia”, explicou Márcia Firmino.

Uma das propostas apresentadas foi o Jornal Teatro, que consiste em criar peças curtas a partir de uma notícia. Segundo Márcia Firmino, unir arte e notícia é um ótimo facilitador da aprendizagem porque ajuda o professor a entender a necessidade do aluno, desenvolve a autoestima e ajuda a controlar as emoções. Outro método sugerido por Márcia é o Jornal Mural, cuja ideia é fazer com que o aluno produza a notícia com orientação do professor e a deixe fixada em um mural para que outros alunos e professores possam ler. Essa é uma maneira, segundo ela, de estimular o senso crítico do aluno e treinar as habilidades da escrita.

A pedagoga ainda orientou os professores a trabalharem com tirinhas, charges e com fotojornalismo. Esses foram alguns temas escolhidos entre os dez que compõem o Programa A Tarde Educação.

Curso sobre Educomunicação no Cenacom de Itaberaba

Professoras desenvolvem atividades do programa do A TARDE Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *