Smed realiza seminário para discutir a qualidade da oferta de Educação Infantil

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), realizou na sexta-feira (4), o Seminário Indique Salvador – Compartilhando Resultados. O evento, que ocorreu no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, reuniu as duplas gestoras (direção e coordenação) das 221 unidades escolares da Rede Municipal que oferecem Educação Infantil. O objetivo do Seminário foi discutir os resultados, estratégias e planos de ação desenvolvidos no âmbito do projeto Indique Salvador.

Participaram do evento o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira, a diretora pedagógica da Smed, Adenildes Teles, a presidente da Avante Educação e Mobilização Social, Maria Thereza Marcilio, o diretor geral do Programa Salvador Social, Paulo González e a vice presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) e gestora da Escola Municipal João Lino, Rita de Cassia Natividade dos Santos.

O secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira, destacou e agradeceu a participação das duplas gestoras no evento e no compromisso com a implementação do projeto. De acordo com ele, o feedback do monitoramento da avaliação da qualidade da oferta de Educação Infantil permite o acompanhamento dos trabalhos por parte de toda a comunidade escolar, gerências regionais e gestores da Smed. “As ações construídas no âmbito do Indique Salvador e todo o processo de desenvolvimento e implementação contribui para a melhoria dos resultados no atendimento, aprendizagem e consequentemente no percurso acadêmico da criança fazendo com que consiga ser alfabetizada na idade certa”, diz.

Fruto do Salvador Social Fase 1 – uma parceria do Banco Mundial com a Prefeitura, o Indique Salvador teve o início dos trabalhos em março de 2022 com os processos formativos das duplas gestoras e a atualização e a reativação do Sistema de Monitoramento e avaliação da qualidade da oferta da Educação Infantil. Entre abril e julho deste ano, a metodologia avaliativa foi aplicada, englobando sete dimensões, como a qualidade física e estrutural das escolas, aspectos relacionados a recursos humanos, propostas pedagógicas, condições de trabalho, entre outras.

De acordo com a diretora pedagógica da Smed, Adenildes Teles, todo o processo se constrói a partir da avaliação da oferta, um diagnóstico propositivo. “Trata-se de uma iniciativa que faz parte de uma política pública de Educação Infantil. É um trabalho fundamental para o aperfeiçoamento do serviço ofertado”, frisa.

Maria Thereza Marcilio, da Avante, destaca também o diagnóstico como base para as ações. “Aplicado em cada escola, o sistema mostra o que precisa mudar, o que precisa reforçar, o que está indo muito bem e que precisa ser expandido. É muito importante para que as escolas construam seu planejamento e que construam uma relação com a comunidade de responsabilidade, de pertencimento, de enraizamento”, diz.

Oliveira ressalta que dentro do projeto a meta “Escolas Municipais de Educação Infantil Monitoradas pela Smed” já foi atendida. Com isso, o Banco Mundial desembolsou do Salvador Social Fase 1 o valor de R$ 46,8 milhões, que equivalem a 91,3% do total de recursos do projeto. Estão em andamento os trabalhos da segunda meta, “Percentual de escolas municipais e conveniadas que oferecem Educação Infantil com feedback do monitoramento fornecido pela Smed”, que resultará no recebimento dos recursos restantes, equivalentes a R$ 30 milhões (no câmbio de 3 de novembro).

Indique – O Indique Salvador é uma auto avaliação participativa da qualidade da oferta da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino. Do total, 219 escolas (duas estão em reconstrução) participaram do processo de avaliação e monitoramento, bem como, as dez Gerências Regionais e as Diretorias da Smed, elaboraram um plano de trabalho. Os documentos estabelecem ações, definem responsáveis e prazo para a solução das demandas identificadas durante o diagnóstico. Os planos de ação terão seu status atualizado a cada trimestre até a sua conclusão.

 

Foto: Divulgação.

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