Fanfarra escolar potencializa aprendizado de estudantes no Colégio Estadual Rubén Darío, em Salvador

As fanfarras desenvolvidas nas escolas da rede estadual de ensino vêm, cada vez mais, fortalecendo a arte musical no currículo escolar e, consequentemente, a formação da juventude baiana. No Colégio Estadual Rubén Darío, no bairro de San Martin, em Salvador, por exemplo, além de estimular as habilidades artísticas, através de instrumentos musicais e coreografias, a fanfarra intitulada BAMCERD, também tem impactado positivamente na aprendizagem dos  integrantes do grupo musical.

No início do ano letivo de 2022, o Governo da Bahia fez a entrega de 100 kits de fanfarra, contendo diferentes instrumentos musicais como bumbo, trompete e trombone, entre outros. O Rubén Darío esteve entre as unidades escolares beneficiadas com a iniciativa, que potencializará as atividades já desenvolvidas pela BAMCERD.

O diretor do colégio, Antonio Pimenta, ressaltou a importância da fanfarra para a vida dos estudantes. “Acreditamos que a música, a arte e a dança são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Devido à sua simplicidade e  fácil organização, a fanfarra escolar em seu contexto pedagógico é, na maioria das vezes, o começo para a formação de um jovem músico, dando a ele a oportunidade de ter o seu primeiro contato com uma linha melódica bem definida, uma combinação perfeita entre os diversos instrumentos, podendo executar peças eruditas e contemporâneas”.

Para o estudante Pablo Michel Silva, 18, que faz o curso técnico de nível médio em Administração e toca bumbo, a fanfarra tem um significado especial em sua vida. “Eu amo a fanfarra, pois participar dela me ajudou a melhorar meu comportamento e rendimento escolar, bem como minha disciplina, concentração e responsabilidade. Além disso, é uma atividade que trabalha o espírito de equipe, ocupa a nossa mente e desenvolve o nosso metabolismo”, disse o jovem, que participa do projeto há cinco anos.

Quem também gosta muito da fanfarra é Joice Kelly Barros, 15, que cursa o 1º ano do Ensino Médio e faz parte do corpo coreográfico. “Estou na fanfarra há três anos e me sinto muito bem em participar, pois temos o lema que é a nossa união e o de focar em algo, ou seja, persistir. Com a fanfara, aprendi a ter mais responsabilidade, passei a ter um melhor comportamento e as minhas notas melhoraram muito. Ver o público nos aplaudindo nas apresentações nos faz ter a melhor sensação do mundo, porque mostra o reconhecimento”, salientou.

Sobre as fanfarras – As fanfarras são uma das ações estratégicas da SEC que visam contribuir para a sua efetivação, conforme a Lei n° 11.769/2008, como espaço e tempo de aprendizagens, através do ensino de instrumento individual e ou coletivo e das expressões artísticas, corporais, garantindo a permanência e a qualificando as aprendizagens. As fanfarras escolares fazem parte do calendário das comemorações cívicas da Bahia não apenas no 7 de Setembro, mas, também, em outras festas comemorativas, a exemplo do 2 de Julho, que marca a Independência da Bahia.

 

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